RPG MAKER VX ACE
O que é Dano?
É a ferramenta de configuração de dano onde se deve inserir na habilidade ou item. Resumindo, ela configura a quantidade de dano em que irá ser retirado/adicionado ao inimigo/aliado na qual se utilizará cálculos de qualquer uma das operações, efetuando em qualquer atributo existente no jogo.
Conhecendo as caixas de configuração
1 - Tipo de dano que irá ser efetuado através do cálculo, ele pode ser "dano em hp", "dano em mp", "recuperação de hp", "recuperação de mp", "absorção de hp", "absorção de mp".
2 - Tipo de elemento que o dano terá, pode ser escolhido "ataque normal", "nenhuma", "absorção", "físico", e os elementos comuns.
3 - Essa é a caixa onde você vai definir em forma de cálculo como será efetuado o dano (explicarei melhor lá na frente).
4 - É a variação que o dano poderá ter.
5 - Opção que ativa e desativa ataque crítico.
6 - É o local onde você pode fazer as configurações rápidas ao dano (não explicarei esta parte, pois o principal do tópico é sobre as fórmulas).
Tipos de fórmulas
Se você colocar o mouse sobre a caixa de fórmula você verá todas as abreviações existentes, mas irei colocar aqui assim mesmo:
atk > ataque
def > defesa
agi > agilidade
luk > sorte
mat > ataque mágico
mdf > defesa mágica
mhp > hp máximo
mmp > mp máximo
hp > hp atual
mp > mp atual
level > nível
tp > tp
a > Atacante
b > quem vai ser atacado
Aula básica de matemática
Para vocês poderem criar suas próprias fórmulas e para eu por ir a diante, preciso relembrar umas aulas de matemática de ensino fundamental
EX1: 2+5*2 = 12 >>> Primeiro se resolve a multiplicação e divisão e depois a soma e subtração, a não ser que possua parênteses no 2+5: (2+5)*2 = 14
EX2: X+200 = ? >>> X refere-se a uma incógnita (número desconhecido), vamos supor que esse X é o ataque de um aliado, esse aliado no nível 30 possui 248 de ataque, então: 248+200 = 448
EX3: X*3-Y*2 >>> Se X é o ataque 440 de um aliado e Y for a defesa 150 de um inimigo, então fica: 440*3-150*2 = 1320-300 = 1020
Criando fórmulas
Vamos começar com um bem simples: Eu quero que a habilidade seja "duas vezes o ataque do atacante" e ainda por cima tire mais 500.
[ "_" refere-se a um espaço]
Então: 500_+_a.atk_*_2_-_b.def_*_2
OBS 1: Por que tem "." entre "a" e "atk"?
R: O ponto (".") é para indicar que o ataque (atk) refere-se ao atacante (a), portanto você sempre coloca nesta ordem: [1].[2]
1 - a ou b (atacante ou defensor)
2 - atk, def, hp, agi, e etc.
OBS 2: Por que eu tive que subitrair 2 vezes a defesa do monstro?
R: É o padrão, todo ataque é contraído por uma defesa, o ataque físico é diminuída por uma defesa e um ataque mágico é diminuída por uma defesa mágica, como por exemplo a fórmula do fogo I do RTP: 150 + a.mat * 2 - b.mdf * 2
OBS 3: É obrigatório respeitar os espaços?
R: Acho que sim
Então nesse caso fica:
OBS: a variação é usada como porcentagem, no caso, se a fórmula chegasse a 1000 de dano, então iria ter uma variação de 200 de hp a ser tirado a mais ou a menos do comum.
Outro exemplo: quero criar uma magia que transforme meu hp atual em dano no inimigo.
Então sem enrolação:
OBS: a variação é 0 pois o número do dano tem que ser exatamente ao do hp.
Quero Saber O site da onde eu posso fazer o dowload se acher entre en contato por favor
ResponderExcluirMSN:miguelmosquito2011@hotmail.com
Agradeço a todos
Gostaria de sabe como faço para muda o evento para outro automaticamente em outro mapa?
ResponderExcluirEx.
Tenho um evento no map1 que vai inicia automaticamente e quando ele completa sua fusão automaticamente inicia o outro evento que está no mapa 2 que também tem que inicia automaticamente.
Obrigado pela atenção.
não sei se entendi bem, mas axo que quando se cria um evento automático num mapa, é so no final dele você colocar um comando de teleport por mapa2, e nesse mapa2 colocar outro evento automático e pronto.
Excluircomo eu baixo o jogo
ResponderExcluircomo faço para que um item magico tipo um cristal dar 50% de dano ou seja tirar metade da vida do oponente?
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