terça-feira, 18 de agosto de 2009

Descoberta em cometa molécula básica à vida

(Retirada da AFP diretamente do google notícias)

WASHINGTON — Pesquisadores americanos descobriram uma nova evidência de que pode haver vida além da Terra, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira e que mostra que o pó de um cometa continha rastros de um composto vital para a existência humana.

Cientistas que estudavam pó e gases recolhidos em janeiro de 2004 no cometa Wild 2 pela sonda Stardust da Nasa encontraram rastros de glicina, o mais simples dos aminoácidos.

"A glicina é um aminoácido usado pelos organismos vivos para fabricar proteínas e é a primeira vez que está substância (orgânica) é encontrada em um cometa", explicou Jamie Elsila, do Centro Goddard da Nasa, a agência espacial americana, e principal autora do estudo.

"Nossa descoberta alimenta a teoria segundo a qual alguns dos elementos básicos da vida se formaram no espaço e foram projetados na Terra há muito tempo por impactos de meteoritos e cometas", acrescentou o investigador em um comunicado.

"Esta descoberta confirma também a ideia de que os elementos fundamentais da vida são comuns no espaço. Isso reforça o argumento de que a vida não é um fenômeno estranho no universo", acrescentou o doutor Carl Pilcher, diretor do Instituto de Astrobiologia da Nasa, que ajudou a financiar o trabalho.

As proteínas são as moléculas básicas da vida. São utilizadas em todas as estruturas orgânicas, desde os cabelos até as enzimas, e constituem um catalisador que acelera ou regula as reações químicas nos organismos, explicaram os pesquisadores.

"A vida utiliza 20 aminoácidos diferentes em uma quantidade gigantesca de combinações para fabricar milhões de proteínas diferentes", acrescentaram.

Stardust se aproximou a menos de 225 km de Wild 2 em 2 de janeiro de 2004 para pegar amostras de pó e partículas do cometa. As mostras foram enviadas à Terra em 15 de janeiro de 2006 e distribuídas a quase 150 pesquisadores de todo o mundo para sua análise.

Copyright © 2009 AFP. Todos os direitos reservados

Um comentário:

  1. Oie td bem eu vi seu video no youtube sobre template i eu num consigui colocar no meu blog num sei por que eu queria muito sua ajuda me deixe um recado em meu blog por favor.........
    espero q me ajude brigado

    ResponderExcluir