A Microsoft fez nesta quinta-feira o lançamento do Windows 8, a nova geração do seu sistema operacional, em São Paulo. O anúncio acontece simultaneamente em 140 países e em 37 línguas, com mais de 1 mil modelos de PCs e tablets em todo o mundo. "É assim que a Microsoft traz o Windows para o mercado. É o início de uma nova era para Microsoft", afirmou o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy. A atualização do Windows 8 Pro custará R$ 69.
O upgrade para nova versão do sistema operacional da Microsoft estará disponível a partir da meia-noite, 0h desta sexta-feira, no site da companhia. A atualização vale para os clientes que têm o Windows XP SP3, o Windows Vista ou o Windows 7 instalados em sua máquina. Além disso, a Microsoft anunciou em junho um programa de upgrade para clientes que comprarem PCs rodando Windows 7 até janeiro de 2013. Eles poderão fazer a atualização para a nova versão do sistema operacional, via download, por R$ 29.
Das quatro versões do Windows 8, duas estarão disponíveis no varejo e revendas especializadas: a Windows 8, voltada para o usuário final, e a Windows 8 Pro, com foco em consumidores entusiastas e empresas de pequeno e médio porte. A versão Windows 8 Enterprise chega somente para o mercado corporativo. Além disso, a Microsoft lança o novo membro da família Windows: o Windows RT. Essa versão, designada para tablets na plataforma ARM, já virá pré-instalada nos novos dispositivos.
Inovação do Windows 8
O presidente da Microsoft no Brasil destacou que a nova geração do Windows - que traz uma mudança radical na interface do usuário, substituindo o menu Iniciar presente desde o Windows 95 por uma tela de blocos coloridos - representa uma "onda de inovação" para a companhia, que chega junto com a nova geração do sistema. "A Microsoft está em plena transição entre uma empresa de software e uma empresa de serviços, que chegam através de uma gama enorme de dispositivos, conectados entre si e na nuvem. É uma transformação enorme na tecnologia da informação", afirmou.
Para a gerente-geral do Windows no País, Priscila Alves, esta é a maior mudança feita pela companhia nos últimos anos, e com ela chega "uma nova forma de usar o computador". "O mundo mudou, acelerou e com ele mudou a forma de mudar. Não é mais necessário escolher entre o touch e mouse, você pode ter os dois, trabalhar e se divertir", disse, destacando a integração que o sistema traz entre tablets e PCs.
"Existe uma nova geração de computadores vindo e a experiência do novo Windows não restringe o usuário a touch ou mouse e teclado. Navego bem nas duas experiências. Nós fizemos uma otimização para touch, mas não existem restrições. A interface nova é bastante simples. Você não precisa escolher entre o tablet e o laptop", disse a executiva.
Onde comprar o Windows 8
As vendas do Windows 8 começam no primeiro minuto desta sexta-feira (26) e algumas lojas em São Paulo abrirão as suas portas à meia-noite para receber seus clientes. As redes de varejo Extra, Fnac e Fast Shop estão entre elas.
A rede de supermercados Extra venderá o Windows 8 Pro à partir de meia-noite em todas as lojas do Brasil que funcionam 24 horas, entretanto, somente a loja do bairro Itaim fará um evento de lançamento para receber o público.
Da mesma forma, a loja da Fast Shop do Shopping JK Iguatemi, na Vila Olímpia, em São Paulo, venderá o sistema operacional até 1h da manhã, enquanto na loja Fnac da Avenida Paulista, além da venda do software, também estarão disponíveis notebooks de marcas como Samsung, Dell, Lenovo, Acer e contará com coquetel e show com DJ e o cantor Leo Maia para animar a madrugada.
A assessoria da Fnac informou ainda que as cinco primeiras pessoas que comprarem um notebook da Samsung com Windows 8 Pro instalado, na loja da Avenida Paulista, ganham outro modelo igual, de graça.
Todas essas redes também vendem o Window 8 Pro pelos seus respectivos sites. Além disso, no horário comercial, outras redes do ramo iniciam normalmente a venda do sistema já nesta sexta-feira.
Segundo a Microsoft Brasil, o Windows 8 Pro é a única versão que será vendida até o dia 31 de janeiro, tanto em lojas físicas como on-line. Após esta data, também estarão disponíveis para compra o Windows 8 Enterprise para o mercado corporativo, e o Windows 8 "normal", uma versão mais básica sistema. Os preços de ambos não foram informados.
Quais são os requisitos mínimos?
Antes de adquirir um Windows 8 Pro, veja se o seu computador dará suporte ao sistema operacional. Segundo a Microsoft, o requisito mínimo de hardware é: processador de 1 GHz; 2 GB de memória RAM; ter no mínimo 20 GB de espaço livre no disco; monitor ou tela de notebook com resolução de 1366x768 e chip gráfico com siporte a DirectX 9.