sábado, 7 de agosto de 2010

Geleira se desprende da Groenlândia

É o maior pedaço de gelo que se desprende no Mar Ártico desde 1962

Pedaço de geleira flutua na baía de Ammassalik, na Groenlândia

Pedaço de geleira flutua na baía de Ammassalik, na Groenlândia

Uma geleira quatro vezes maior que a ilha de Manhattan, onde fica a cidade de Nova York, se desprendeu na quinta-feira da Groenlândia. É o maior pedaço de gelo que se desprende no Mar Ártico desde 1962, segundo informação de pesquisadores da Universidade de Delaware

Universidade de Delaware

A geleira de Petermann em 2009

A geleira de Petermann em 2009

A ilha de gelo tem 259 km² e uma espessura equivalente à metade do Empire State Building, que tem 381m. A quantidade de água doce armazenada em seu interior seria suficiente para abastecer todos os Estados Unidos por 120 dias. Ela é parte da geleira de Petermann, a mais setentrional do planeta, que vem sofrendo com os efeitos do aquecimento global.

Segundo pesquisadores da Universidade de Delaware, que mantêm um observatório próximo à Groenlândia, o gigantesco bloco de gelo deve chegar ao Oceano Atlântico em dois anos. O maior bloco a se desprender no Mar Ártico, em 1962, tinha 600 km². Nos últimos anos, dois blocos menores se desprenderam da geleira de Petermann, uma de 88 km², em 2001, e outra de 26 km², em 2008.

[retirado do "veja.abril.com"]


Drak Análise

Este tipo de ocorrido com certeza afetará a vida marítima no Oceano Atlântico, como visto aqui acima, a quantidade de água doce presente neste bloco de gelo é capaz de abastecer todos os Estados Unidos por 120 dias, nesses dois anos que virá, quando todo o bloco de gelo tiver sido despedaçado no mar, a quantidade de sal no mar será alterada, isso concerteza afetará a vida marítima.

Nestes últimos anos, várias catastrofes aconteceram a humanidade (a mais recente foi o vazamento de óleo no mar), será que a profecia de 2012 é mesmo plausível? Ainda não a nenhuma prova de risco a toda humanidade ser extinta nos próximos 2 anos, mas se não pararmos de "envenenar" nossa terra, provavelmente não iremos muito longe.

Um comentário:

  1. Isso e mais um exemplo de varios que ja se foram e virão cada vez piores se não mudados a nossa maneira de vida...

    ResponderExcluir