sábado, 31 de março de 2012

Youtube ecológico!

O Youtube nessa madrugada de 31 de março, colocou algumas ferramentas, provavelmente temporárias, para conscientizar as pessoas a economizarem energia, ou seja, um movimento feito para diminuir a degradação da natureza causado pelo gasto excessivo de energia elétrica.
Uma delas é o botão "liga/desliga" que da a opção de modificar o plano de fundo do youtube, deixando-o preto:



"AH! então quer dizer que apenas muda a cor??"... Na verdade não, caso não seja de seu conhecimento, o computador gasta uma energia total dividida para cada  parte sua (gabinete, estabilizador, monitor, mouse e outros periféricos),  o monitor em especial, e um dos únicos periféricos que mais varia seu consumo de energia, o seu consumos maior (principalmente em monitores de LCD) é pela claridade da imagem, sendo ela o brilho e contraste (exceto nas telas que também possuem embutido uma caixa de som, que já aumenta ainda mais o consumo). Deduzimos assim que o consumo de energia aumenta proporcionalmente com a intensidade de luz do monitor, quanto mais claro e branco, mais energia e gasta, quanto mais escura e preta, menos energia é gasta. "Certo! e o que isso tem haver com o youtube?!"... Tudo! deixando o plano de fundo preto, a intensidade de luz diminui, e assim o consumo diminui!
Agora você deve estar se perguntando: "AH! quer dizer que se eu deixar no mínimo possível a claridade do meu monitor, vou economizar dinheiro pela conta de luz?!". De certa forma sim, porém apenas diminuindo a claridade do monitor, fará com que o consumo gato APENAS pelo monitor diminua consideravelmente pouco, ou seja, se você usa seu PC em média 3 horas por dia, você diminuirá no máximo 4 a 5 reais por mês. Mas imagine todos os 500 milhões de visitantes do youtube por dia , economizando suas energias apenas com diminuição de brilho do monitor. Obviamente foi uma ótima ideia sustentável que o youtube propôs.
e o outro aplicativo simples colocado no famoso site de vídeos foi uma lâmpada que te leva ao canal oficial do "Earth hour", ou hora da terra. Esse canal além de oferecer vídeos relacionados a sustentabilidade da terra, também lhe dá informações muito interessantes a respeito do gasto e consumo de energia, consumo de sacolas plásticas, degradação natural e etc.





2 comentários:

  1. Como eu deixo o youtube preto de vez? porque gostei dele mais na cor preta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente foi só durante um dia... mas talvez quem sabe o youtube comece a adotar esse visual?

      Excluir