quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Primeira música tocada em Marte

Nesta terça-feira, às 17h (horário de Brasília), o Curiosity soou pela primeira vez em Marte, música. A canção “Reach the Stars”, da banda Black Eyed Peas, fala sobre a paixão do vocalista will.i.am por tecnologia e ciência, informa a Nasa. O cantor, muito empolgado com o fato, usou o twitter para espalhar a novidade do lançamento da primeira música à partir de outro planeta.

O robô Curiosity fez soar pela primeira vez em Marte, o som da voz de um ser humano. Um discurso do administrador da agência espacial americana (Nasa), Charles Bolden, estava mantido no robô durante toda a viagem. Embora sem presença física no planeta, a voz representou um marco na missão no robô, que está em Marte desde o começo do mês e ficará por mais 2 anos, se tudo sair como planejado.

A mensagem de Charles:
“Olá, Sou Charlie Bolden, administrador da Nasa, falando com você através da capacidade de transmissão do robô Curiosity, que agora está na superfície de Marte. Desde o início dos tempos, a curiosidade humana nos levou a buscar constantemente por vida nova… novas possibilidades um pouco além do horizonte. Quero parabenizar os homens e mulheres da  família Nasa, bem como nossos parceiros comerciais e governamentais em todo o mundo por nos levarem a dar um passo além, até Marte. Esta é uma conquista extraordinária. O desembarque de um veículo em Marte não é fácil – outros já tentaram –, e apenas os EUA obtiveram sucesso completo. O investimento que estamos fazendo…o conhecimento que esperamos adquirir com nossa observação e análise da Cratera Gale vai nos dizer muito sobre a possibilidade de vida em Marte, bem como as possibilidades do passado e do futuro do nosso próprio planeta. O Curiosity vai trazer benefícios para a Terra e inspirar uma nova geração de cientistas e exploradores, enquanto prepara o caminho para uma missão humana em um futuro não muito distante. Obrigado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário